A Vuelta a Espana começou ontem e em duas etapas já retrata a supremacia de duas equipes: BMC e QuickStep. O time americano venceu o contrarrelógio de 13.7km em Nimes com 51kmh de média e Rohan Dennis liderando o trem. Dennis é hoje o maior especialista na modalidade, tem essta Vuelta como preparação para o Mundial na Noruega e, com certeza, ainda aparecerá no TT de 40km da etapa 16. Já o time belga venceu a morna, mas rápida etapa 2 com um bonito trabalho de Yves Lampaert e Matteo Trentin.

A BMC já venceu quatro contrarrelógios por equipes este ano e hoje é a equipe mais forte no quesito. Já a Quick Step, curiosamente atual campeã mundial de TTT, tem 42 vitórias em 2017 (11 etapas em GV) e lidera o ranking UCI por equipes. Se existisse esse ranking, poderia ser considerada a melhor equipe em 1ª semana de grande volta. Em contrapartida, as duas equipes tem em comum a ausência de grandes candidatos a classificação geral desta Vuelta. A BMC traz Damiano Caruso, talvez para um Top 15, e a Quick Step vem com a jovialidade de Bob Jungels e Julien Alaphilippe e um top 10 estaria de ótimo tamanho.

Amanhã, na etapa 3, inclusive, esses dois podem manter o protagonismo (principalmente com os nomes citados acima), já que a etapa não termina ao alto, e despenca 5km após a última montanha de categoria 2.

A classificação geral, muito provavelmente, terá a seleção no top 10, e definirá quem é quem na briga pela roja. Alaphilippe, se resistir, é o melhor colocado na classificação geral apenas 18s de Lampaert. Froome vem a 23s e se for em um bloco seleto liderando a descida também pode assumir a camisa e dificultar a vida dos rivais assumindo a liderança já na terceira etapa. Nibali (35s), Zakarin (50s), Contador (52s), Aru (53s) terão que encurtar essa distancia.

Nesta Vuelta quero muito fazer o #NaFugaNaVuelta, mas horários e outros afazeres dificultam bem a vida. Inclusive tem gente perguntando. O que motiva. Mas não é tão simples de fazer e os amigos colaboradores também tem de estar alinhados. (Sergio Arenillas, Leandro Bittar, Estela Farah). Mas como quem anda #nafuga sempre surpreende, vamos revezar bem na frente do pelotão e vir com bons resumos.

#nafuga

Anúncios